terça-feira, 19 de abril de 2011

A historia da bateria.

O Princípio



Os estudiosos consideram que a voz foi o primeiro instrumento musical surgido. Seguindo esse raciocínio poderemos considerar os instrumentos percussivos, os primeiros instrumentos criados pela humanidade, uma vez que, batendo seus bastões ou os próprios pés no chão ou em pedras e madeiras, os homens da Antigüidade já marcavam o ritmo para as danças e cerimônias religiosas e até se comunicavam por esse meio. Os primeiros tambores provavelmente consistiam em um pedaço de tronco de árvore oco (furado). Estes troncos eram cobertos nas bordas com a pele de algum réptil ou couro de peixe e eram percutidos com as mãos.
Os tambores mais antigos descobertos em escavações arqueológicas pertencem ao período Neolítico. Um tambor encontrado numa escavação da Moravia foi datado de 6000 anos antes de Cristo. Na Mesopotâmia foram encontrados pequenos tambores (tocados tanto verticalmente quanto horizontalmente) datados de 3000 anos antes de Cristo. Tambores com peles esticadas foram descobertos dentre os artefatos Egípcios, de 4000 anos antes de Cristo. A diversidade de instrumentos percussivos é quase incontável: são bongôs, tímpanos, tamborins, pandeiros, congas, entre outros.
No começo dos anos 1900, bandas e orquestras tinham de dois a três percussionistas cada. Um tocava o bumbo, outro tocava a caixa e o outro tocava os blocos de madeira e fazia os efeitos sonoros. Mas com a invenção do pedal todas essas pessoas se tornaram desnecessárias.
O primeiro pedal prático foi inventado em 1910 por, Willian F. Ludwig, que criou o primeiro modelo de madeira e logo depois, com o aumento da procura, passou a desenvolver junto com seu cunhado, Robert Danly, o modelo do pedal em aço que foi vendido para milhares de bateristas e serviu de base para criação dos modelos mais avançados que temos hoje.
Outra invenção aparentemente simples que possibilitou o surgimento da bateria foi a estante para caixa, que antes os bateristas usavam cadeiras para apoiá-las ou dependurava nos ombros com uso de correias.
Uma vez que pedais e suportes para caixas práticos se tornaram disponíveis, um único baterista poderia executar o trabalho antes feito por três. E assim nasceu a bateria – ou “trap set” como foi chamada inicialmente.
Hoje, em evolução constante, a bateria recebe cada vez mais atenção de fábricas e engenheiros, que pesquisam junto aos bateristas para desenvolver o melhor modelo de cascos, baquetas, ferragens e pratos. As inúmeras fábricas crescem a cada dia no mundo e no Brasil e nós como admiradores desse instrumento devemos estar atualizados com essa evolução, buscando a cada dia conhecer mais o instrumento.
Constituição
Não existe um padrão exato sobre como deve ser montado o conjunto dos elementos de uma bateria, sendo que, o estilo musical é por muitos, indicado como uma das maiores influências perante o baterista no que respeita à disposição dos elementos, sendo que, a preferência pessoal do músico ou as suas condições financeiras ou logísticas.
A adição de tom-tons, vários pratos, pandeirolas, gongos, blocos de madeira, canecas, (pads) eletrônicos devidamente ligadas a samplers, ou qualquer outro acessório de percussão (ou não) podem também fazer parte de algumas baterias, de forma a serem produzidos diversos sons que se encontrem mais de acordo com o gosto pessoal dos músicos.
Alguns bateristas, tais como Neil Peart, Mike Portnoy ou Terry Bozzio, elaboraram conjuntos de bateria fora do normal, utilizando-se de diversos elementos, tais como roton-tons, gongos ou tom-tons afinados em correspondência com notas musicais, possibilitando ao baterista, para além da execução rítmica, contribuir melodicamente para a música. A década de 80 foi prolífica no surgimento destes conjuntos fora do normal, apreciados pelos amantes da bateria, um pouco por todo o mundo.
Hoje em dia, o aparecimento de novas técnicas e maneiras de encarar o instrumento, permite com que ele continue em evolução e exija cada vez mais dedicação por parte de seus praticantes.





Curso de Bateria.

Antes de começarmos a nos aprofundar nos assuntos técnicos relacionados à Bateria, gostaria de estar dando a vocês alguns toques que tenho, aprendido durante todos esses anos lecionando e tocando bateria. Para nos tornarmos bons músicos, é necessário alguns quesitos básicos: A Dedicação, o Empenho, a Perseverança e o mais importante, disciplina e paciência (e muita paciência consigo mesmo).

O aluno iniciante geralmente está “cheio de gás”, louco para tocar, então, o que ele mais quer é comprar logo a sua Batera e ficar tocando o dia inteiro. Durante essa fase, é natural que esse “gás” vá diminuindo, mas enquanto isso não acontece, o aluno poderá sentir dores nas costas, nos braços e nas pernas.

Por isso é recomendável antes de começar a tocar, fazer um leve relaxamento dos braços, pernas e mãos. Utilize algum exercício para relaxamento que acione bastante os pulsos, tornozelo e as juntas dos braços e pernas.

Amigos, não adianta você sentar na sua batera 8 horas no fim-de-semana sendo que durante a semana você não dá nem um bom dia à sua amiga! O ideal é você “vê-la” pelo menos um pouquinho todos os dias.

Além do que, se você tocar 8 horas de bateria num só dia, você, com certeza, vai deixar todos em sua casa loucos. É muito importante que todos na casa cheguem a um acordo quanto aos dias em que você pode tocar, a que horas e o mais importante quanto tempo.

Negocie até mesmo com os vizinhos, porque nada mais chato do que você estar fazendo um som na sua batera e o vizinho “enchendo o saco”. Mas temos que entender que nem todos gostam do “barulho” maravilhoso da Bateria!
Capítulo 4: Partitura
Finalmente chegou a hora de tocarmos o nosso instrumento, sempre lembrando daqueles conceitos que foram dados no começo do curso (baquetas, posição do instrumento, pés, etc...).
Para que possamos praticar os exercícios, é necessário fazermos uma introdução á partitura, mas não se preocupem pois, vou passar esse assunto de maneira bem rápida e fácil.
Numa primeira fase não nos preocuparemos com a parte teórica pois, mais adiante veremos o assunto com mais profundidade , o objetivo é fazer com que o aluno toque e com isso consiga estar trabalhando a sua coordenação motora
Definição
É composto de um conjunto de 5 linhas e 4 espaços,chamado pauta ,aonde são escritas as notas musicais (DÓ,RÉ,MI,FÁ,SOL,LÁ,SI) . No caso da bateria essas linhas e espaços significam uma peça da bateria a ser tocada.
Sendo que no começo utilizaremos apenas as linhas 1 (bumbo) , 3 (caixa) e 5 (chimbal com a mão ).
Utilizaremos um sistema de contagem que vai do 1 ao 4, como se fosse o andamento de um relógio, com intervalos regulares. Comece contando 1, 2 , 3 e 4 , com a voz , sempre devagar . Agora adicione a mão direita no chimbal caindo exatamente junto com a sua contagem. Na próxima etapa adicionaremos o bumbo caindo no 1 e depois no 3 .(Ex.2 ) .Coloque a caixa com a mão esquerda no 2 e 4 (Ex. 3 ).

Obs. Lembre-se que é fundamental fazer esses exercícios devagar, contando e com muita paciência !!!!!!!!!!!!!!
Após esse exercício fundamentado vamos mudar a contagem colocando a letra "e" entre os números (Ex. 4 ). Coloque agora o bumbo no 1 , 3 ,caixa no 2 , 4 .(Ex. 5 ) .

Parabéns ! Você acaba de criar o seu primeiro groove ("levada"). Sempre com o chimbal no 1 e 2 e 3 e 4 e, coloque o bumbo 1 , 3 , caixa 2 , 4 .(Ex. 6).
Obs. Verifique se você está entendendo a leitura.
Agora coloque o bumbo no 1 , 2 e , 3 caixa 2 , 4 (Ex. 7) .


Sobre a bateria.
A bateria com certeza é um dos instrumentos mais importantes de qualquer banda, afinal é ela que conduz o ritmo e possui o som principal.A bateria com certeza é um dos instrumentos mais importantes de qualquer banda, afinal é ela que conduz o ritmo e possui o som principal.
Conversando com amigos que sabem tocar bateria, todos comentam que não é uns instrumento muito simples de aprender a tocar, afinal precisa ter muita coordenação motora e velocidade nos movimentos, no entanto com bastante treino e força de vontade em um curto intervalo de tempo é possível aprender a tocar.
Afinal como qualquer outro instrumento musical o estudo e aprendizado constante leva a perfeição.

Opção da bateria.
Eu sempre digo: bateria é o instrumento mais fácil de se tocar. Tem até criança com 3 anos de idade tocando. O difícil é tocar bem, e pra isso, não tem como fugir de um professor, nem que seja pro básico.
Se vc quiser só brincar, comece entendendo um kit de bateria olhando, do modo mais analítico possível, seus bateras favoritos tocar. Depois pratique bastante "air drums". Quando vc estive fera, arranje um par de baquetas reais pra sua air drum. Depois que estiver bom no uso das baquetas, aí vá atras de um kit. Se vc não tiver desistido até aí, é hora de arranjar um professor.

CONHECENDO A BATERIA.
De uma grossa maneira, um tambor é um casco coberto, em suas extremidades, por uma membrana vibratória; quando a membrana é percutida, obtemos o som. As características desse som dependem de vários fatores: o material no qual é confeccionado o casco, o tipo de pele (membrana), a força do impacto da baqueta na pele, a área do impacto, a tensão da pele (o quanto ale está esticada), e a acústica do local.
Sofrendo a influência de todos esses fatores, a variedade de sons que podemos obter de um tambor é ilimitada. Um fator importante que atua nessa variedade de sons é a tensão que está sendo aplicada sobre a pele - que é a afinação. Tanto a composição quanto às medidas de altura, diâmetro e espessura do casco influenciam no timbre, volume e sustentação do som; mas a pele contribui em grande parte nas características do som final obtido.

A BATERIA
É um instrumento de percussão, constituídos por várias peças (tambores e pratos) de timbres e tamanhos diferentes, tocados por uma só pessoa.
    A palavra "bateria" refere-se a um conjunto de instrumentos de percussão de uma orquestra (ou de uma escola de samba, por exemplo) tocados por várias pessoas. Com base nisso, foi atribuído o mesmo nome ao conjunto de instrumento tocado por uma só pessoa, a BATERIA.
HISTÓRIA
Inspirada nos tambores africanos, a bateria surgiu com a invenção do pedal de bumbo e do tripé de sustentação da caixa, pois com isso tornou-se possível agrupar várias peças em um único instrumento. Isso foi nos Estados Unidos, em meados de 1900. Naquela época, usava-se bumbo, caixa, ton-ton e prato. O chimbal só foi introduzido a bateria por volta de 1930.
    Naquela época, a bateria tinha pouca posição de destaque, o máximo que podia fazer era marcar o tempo! Essa concepção só foi mudada, graças a um baterista chamado Gene Krupa, que inovou a forma de se tocar bateria.

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