sexta-feira, 6 de maio de 2011

O poder dos blogs

Atualmente, existem diversas definições acerca do que é um blog, que segundo Cipriani (2006) não há uma definição correta, uma vez que essa ferramenta adquiriu várias finalidades com o passar do tempo. Em uma definição genérica, o blog é uma página da web, de fácil manipulação referente à inserção de conteúdo, o que o torna uma fonte de comunicação, ou simplesmente um diário on-line.

Segundo Cipriani (2006), o blog proporciona um poder de comunicação bidirecional instantâneo, com um alto valor agregado, porque possui leitura agradável, custa muito pouco, é de fácil navegação, disponibiliza a troca de comentários e links, é personalizado e permite a criação de uma comunidade em torno de um tema.

Desta forma, percebe-se a possibilidade da utilização dos blogs como forma de intensificação do uso de relações públicas, pois possuem uma comunicação aberta e de fácil acesso para jornalistas e mídia em geral. Ainda, com a utilização dos blogs, é possível reunir pessoas com interesse em comum acerca de um determinado assunto, criando em torno de si, uma fonte de informação sobre determinado assunto.

Assim, acredita-se que a interatividade proporcionada pelos blogs o torna uma poderosa ferramenta de mídia alternativa, pois, ao mesmo tempo em que ele abre informação e cria em torno de si uma rede de usuários, simultaneamente agrega valor à empresa e fortalece sua marca, tornando-a uma referência no assunto abordado no blog.

Diferentemente de um website, o blog possui uma característica espontânea, e de leitura agradável, deduz-se que o excesso de formalidade pode dificultar a interação com público, já que o mesmo fará o papel de comunicador, falando diretamente com o seu público alvo, e não uma vitrine virtual com finalidade exclusiva de promover uma publicidade direta.
Existem diversas estratégias de marketing digital, como SEO (otimização de sites para buscadores), links patrocinados e mídias sociais.
Entretanto, nenhuma delas levará ao resultado esperado, que é a conversão (seja uma venda, o preenchimento do formulário de contato ou algo definido por você) do usuário se não existir uma preocupação com o conteúdo gerado.
A relevância do conteúdo existente em seu site pode ser a diferença entre o visitante decidir pela sua empresa ou a do concorrente.
E não é apenas isso. Pois um conteúdo bem elaborado melhora substancialmente por si só o posicionamento de seu site nos buscadores (Google, Yahoo e Bing).
A melhor forma de produzir conteúdo é através de um blog, ferramenta muito conhecida de quem está acostumado a navegar na web em busca de conhecimento.
O blog é uma forma de interagir muito interessante com os visitantes, que podem comentar e dar sua opinião sobre os assuntos discutidos nos posts do blog.
Essa interação faz com que a atenção dos visitantes seja maior, pois uma dos fatos que fazem da web um sucesso é a possibilidade de se interagir com o conteúdo.
Existem diversas ferramentas para se construir um blog, como o wordpress, o blogspot e o blogger. Todavia, em minha opinião, o wordpress é uma ferramenta sem igual.
Mas como fazer um planejamento de marketing de conteúdo eficaz utilizando um blog? Vamos aos pontos:
Qual é o objetivo do blog?
Compartilhar novidades de seu segmento, mostrar o conhecimento de sua equipe técnica ou sanar dúvidas sobre seus serviços ou produtos?
É necessário analisar bem esse ponto, pois não só deve-se focar no assunto de maior conhecimento por parte da empresa, mas aquilo que seja mais interessante para seu público-alvo, pois de nada adianta escrever sobre algo que ninguém vai ler.
Quem será o responsável pela atualização do blog?
Atualizar um blog e produzir conteúdo para o mesmo requer muito tempo e trabalho. Não pense que vai ser fácil, então se você não tem um funcionário capaz de fazer o mesmo, o mais interessante ode ser terceirizar esse serviço. A terceirização sai mais barata e o resultado vai ser melhor do que fazer você mesmo ou contratar um profissional apenas para isso.
Qual a freqüência de atualização?
É necessário existir uma freqüência de atualização, pois o leitor se acostumará com essa freqüência.
Forme uma equipe de autores dentro de sua empresa, onde cada um assuma a responsabilidade de produzir conteúdo. Mais uma vez, terceirizar pode ser mais interessante.
Produzir conteúdo relevante
Produzir conteúdo não é fácil. Conteúdo de qualidade então, mais difícil ainda.
É necessário conhecer a fundo sobre o assunto ao qual o blog irá trabalhar.
Abuse de ferramentas como o Youtube e o Slideshare para produzir conteúdo interessante para seu visitante.
Utilize também como fonte outros blogs que falem do mesmo assunto que o seu sempre citando a origem da informação.
Redação para web
Outro ponto muito importante é o conhecimento sobre redação para web, pois é necessário escrever de acordo com linguagem de seus visitantes (exemplo: termos técnicos para adolescentes não é muito interessante) e utilizando as palavras chaves corretas, que farão com que os buscadores posicionem de forma mais interessante seus posts.
Distribua o conteúdo
Se sua empresa possui perfis em mídias sociais, distribua o conteúdo produzido através delas. O Twitter é uma das mais interessantes ferramentas para isso.
Sites agregadores, como o UEBA (http://www.ueba.com.br), o diHITT (http://www.dihitt.com.br)  são ótimos lugares para você distribuir seus posts.
Investir em conteúdo, além de “amarrar” seus visitantes no site, gera muitas visitas de pessoas que passarão a conhecer sua empresa ou que podem vir a se tornar clientes pela oportunidade.
Quer um exemplo? Vamos supor que uma empresa queira entrar no mercado do e-commerce e procure informações sobre como fazer o projeto do mesmo, digitando no Google “projeto de e-commerce passo a passo”. O 1º resultado é o do meu blog pessoal, este no qual vocês estão no momento.
Ou então vamos supor que o termo buscado seja “Marketing de busca planejamento”, para alguma empresa que tenha interesse em aparecer bem posicionado nos buscadores.
Assim, podemos ver que o blog da Magoweb Campo Grande (http://www.magoweb.com/cg) aparece em segundo lugar, atrás apenas da definição da Wikipédia sobre o termo. Logo na seqüência, vem mais um blog nosso (3º posição), o clínica de marketing digital (http://www.magoweb.com/clinicadigital).

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