Desenvolvi conteúdo especializado,
inédito e de qualidade
Sem isso você não vai chegar a lugar nenhum. Você precisa se tornar referência em um assunto.Se não a melhor referência, pelo menos uma das melhores. Quanto menos conteúdo você duplicar melhor.
Tenha algo que só você tem.
Fiz links relevantes
Para ser descoberto e ser considerado relevante pelo público, você precisa fazer links para os “blogs famosos”, certo?
Errado.
Você precisa fazer links para blogs e sites relevantes do ponto de vista do leitor que procura pelo assunto de seu blog. Se os “blogs famosos” são relevantes – sob esse ponto de vista – então, tudo bem.
Além disso, os blogs famosos estão ocupados demais na tarefa de serem famosos. Não seja interesseiro.
Você pode linkar para eles, mas sempre tenha o ponto de vista de seu leitor potencial, se o link interessa a ele. Não a você.
A chance de ter uma retribuição espontânea de links – não só de quem o recebeu, mas também de outros editores que o lêem e que ficaram gratos por você ter escrito algo tão legal – é infinitamente maior se o link que você produziu for relevante para seu conteúdo.
E ganhar links é fundamental para aumentar os seus acessos, seja via mecanismos de busca, seja via cliques nos próprios links.
Aprendi o básico de SEO
Você não precisa ser um ninja de Search Engine Optimization (SEO) para melhorar seu posicionamento no Google e outros sites de busca. Aprenda o feijão com arroz para começar:- Como manipular a tag <title> de suas páginas.
- Como fazer títulos relevantes.
- Como colocar seus títulos entre as tags <h1> e </h1>
- Ter um mapa do site para seus leitores e para o Google.
- Entre outras coisas simples.
Interagi com meus visitantes
Desde o começo de meu blog, eu respondo todos ou quase todos os comentários que recebo e todas as mensagens via formulário de contato.Isso fideliza o leitor. E é o leitor fiel que gera links, que aumentam o seu ranqueamento nos mecanismos de busca, que trazem mais visitantes novos, que se tornam fiéis.
É um círculo virtuoso.
Isso dá trabalho. Mas por um lado é prazeroso conversar com pessoas que lêem e admiram o que você escreve e, por outro lado – como dizem -, “no pain, no gain”.
Se você queria moleza para aumentar os seus acessos veio ao lugar errado, cara-pálida.
Interagi com outros blogs
Você não precisa interagir com outros blogs apenas com links. Existem blogs que eu admiro, mas para os quais não faria o menor sentido fazer links o tempo todo.Nesses eu comento, mando mensagens pelo formulário de contato, elogio quando for o caso, dou dicas e acompanho.
Sua rede precisa ser estabelecida em vários níveis de proximidade e você precisa estar presente nessa rede de várias formas. Não só em links em posts ou blogrolls, mas também nas caixas de comentários.
Essa interação, porém, não deve ser eventual. Deve ser uma atividade diária, disciplinada e, acima de tudo, prazerosa.
Goste de participar.
Eu comecei a participar de sites sociais
Participar de sites sociais por natureza expande sua rede de contados. Ninguém cadastra seus textos no Rec6? Não seja tímido. Faça você mesmo. Ainda que você não vá para a capa no começo, os freqüentadores irão começar a notar que você e seu blog existem.- Como voce pode participar do Rec6:
Caso você ainda não conheça o Rec6, ele é um serviço de notícias em que você pode cadastrar as matérias e votar naquelas que irão ou não para a capa.
Este texto é muito semelhante a um outro artigo sobre o assunto – Faça o Rec6 crescer e todos os blogs ganham, inclusive o seu -, mas foi editado para uma finalidade mais específica.
Ele resume meu posicionamento diante desta ferramenta de notícias e pode ajudar outros editores de blog que:
- fazem uso dos serviços gratuitos prestados pelo site, sejam eles divulgação e informação.
- sabem que a melhora do serviço oferecido ao leitor reflete o crescimento da Rede Brasileira de Blogs.
- apostam no crescimento dos blogs como fonte confiável de informação.
Se você se inclui entre esses, creio que este artigo será útil.
Cadastre os seus próprios artigos
Claro! Nada de errado em cadastrar os seus próprios artigos. Ninguém melhor que você para vender seu peixe. Eu, por exemplo, tenho muito ciúme de meus títulos. Porém, procure filtrar o que você cadastra ou não. Seja um editor severo consigo mesmo. O seu senso crítico é insubstituível e funciona como a primeira peneira de qualidade. Cadastrar apenas artigos originais e relevantes vai aumentar o seu prestígio entre os leitores, sejam eles editores de blog ou não, diminuir o trabalho de quem vota e aumentar a qualidade da capa do Rec6.
Cadastre artigos de outros editores
Quanto mais e mais editores do Rec6 – e isso inclui você – cadastrarem artigos de outros blogs, sites de notícia, fóruns e de muitas outras fontes possíveis, mais isso indicará a maturidade do serviço, da Rede Brasileira de Blogs e da internet em língua portuguesa como um todo, sem falar que indiretamente aumenta a relevância das notícias. Lembre-se: existem muitos blogs e sites que ainda não conhecem o Rec6 e o seu potencial. É impossível que nesse vasto universo você não encontre algo novo para compartilhar com os outros usuários. Se o artigo já estiver cadastrado, não desanime: é a chance de votar nele.
A internet não se resume a blogs
Blogs são legais e falam direto a você. Mas a internet não se resume a eles. Nada impede que você cadastre notícias encontradas em portais, jornais online, fóruns e, até mesmo, fotos e gráficos avulsos.
Não cadastre matérias que exijam login
As matérias cadastradas devem estar acessíveis a todos. Se, depois de clicar no link no Rec6, o leitor precisar fazer um cadastro ou mesmo pagar para lê-las pode ter certeza de que dificilmente ela irá para a capa e, se for, vai acabar tornando você um editor impopular.
Vote. Vote muito.
Ao cadastrar uma matéria, você vai parar na página de novos artigos. É a sua chance de votar em artigos recém-cadastrados. É muito triste ver diversas matérias que acabaram de ser publicadas e, abaixo delas, a quantidade de votos inalterada. Quer dizer que quem cadastrou aquelas matérias mais recentes não contribuiu com um voto sequer nas anteriores. Vote até mesmo quando você não cadastrar nada. E não se limite a votar na página inicial.
Tenha critério
Antes de votar, abra a matéria em uma nova aba ou janela. Veja se ela realmente vale a pena. Isso vai evitar que artigos de baixa qualidade ou redirecionamentos vão para a capa.
Evite cadastrar redirecionamentos
Tem sido comum encontrar matérias cadastradas que não passam de redirecionamentos para os sites realmente interessantes. Não faça isso. Cadastre o destino final e não queime a cara. Não tente conseguir tráfego para o seu blog às custas do voto e do site alheio. É feio. Muito feio.
Extra!
Divulgue!
Existem várias pessoas que não se interessam em ter um blog, mas se interessariam em contribuir com um site de notícias em que o usuário escolhe o que vai para a capa ou não. Mostre o site para outras pessoas e como é fácil, divertido e, até mesmo, profissionalmente útil participar desse processo.
Ensine seus leitores, professor!
Escreva um post em que você ensine seus leitores – aqueles que não são editores – a se cadastrarem no Rec6 e a importância de que eles votem em seus artigos. Afinal, se eles são seus leitores devem gostar de seus textos por algum motivo. É a sua chance de emplacar mais artigos na capa do site.
Socialize! Você também é um animal social!
Acompanhe as discussões e matérias que se destacam na capa do site e escreva sobre elas. Isso vai criar uma cultura de links que ultrapassa o próprio Rec6 e se estende para a Rede Brasileira de Blogs. Agora existe a possibilidade de assinar as atividades dos demais usuários e isso é outra maneira de acompanhar o que acontece. Saber socializar é o tipo de coisa que vai fazer você crescer como editor profissional de blogs.
É leitor de blogs e ainda não sabe como usar o Rec6?
Aprenda nestes artigos:
- Seja agora editor de um site de notícias no Rec6 – no Alessandro Martins – Livros e Afins.
- Como usar o Rec6 – no Carreira Solo.
Atualização – sites que podem direcionar tráfego para o seu:
Agregadores de artigoshttp://www.dihitt.com.br
http://www.linkk.com.br
http://noticias.via6.com/
http://ptnoticias.com/
http://www.domelhor.net/
Roteadores de tráfegohttp://www.galeriadelinks.com
http://www.ocioso.com.br
http://www.linklog.com.br
http://www.colmeia.blog.br
http://www.ueba.com.br
http://www.bombanet.com.br/
(via Escola Dinheiro)
Conclusão
Sei que ainda tenho muito mais a melhorar nos acessos de meus blogs, mas esse é um processo de aprendizado constante.Também sei que há blogs com resultados ainda melhores que os meus por este ou aquele motivo. O objetivo deste artigo, porém, como você deve ter notado, não foi me gabar ou algo do gênero.
Apenas expus um resultado – melhor do que o de alguns e pior do que o de outros – e como fiz para obtê-lo.
Espero, assim, ter ajudado você, iniciante, com uma parcela de coisas que aprendi até aqui.
E que você possa, dessa forma, queimar algumas etapas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário