O Fei Hok Phai (estilo da garça em vôo, ou estilo da garça voando ou da garça voadora) é um estilo de Kung Fu originário do sul da China, mais precisamente do Cantão), local onde Chiu Ping Lok (mestre Lope) aprendeu diversos estilos de Kung Fu, entre eles Hung Tao Choi Mei Gar, Hun Gar e Mo Gar, e os otimizou criando seu próprio estilo.
O Fei Hok Phai, Estilo da Garça Voando, é caracterizado, dentro da linha Shaolin do Sul, sendo os movimentos ágeis, harmoniosos e perigosos. O estilo recebeu este nome pelo fato de o Grão-Mestre simpatizar com os movimentos elegantes da garça e por ter vindo da China o que simboliza a viagem (o vôo) que ele deu para ser um dos pioneiros do Kung Fu no Brasil na década de 60, mas há de se lembrar que o estilo não dá ênfase exclusivamente nas técnicas da garça sendo o tigre, por exemplo, um dos animais mais utilizados em suas formas.
Dentro desse estilo, também são realizados movimentos do Dragão, Serpente, Tigre, Leopardo, Leão, Elefante, Macaco, Cavalo e Raposa.
Graduação
Número | Cor da Faixa | Nível | Símbolo na Camisa (ao se concluir a faixa) |
---|---|---|---|
1 | Amarela | Apredizagem Básica/Iniciante | nenhum |
2 | Laranja | Iniciante | Garça Vermelha |
3 | Verde | Iniciante | Garça Vermelha |
4 | Marrom | Intermediário | Símbolo Vermelho |
5 | Azul | Intermediário | Símbolo Vermelho |
6 | Vermelha | Avançado | Garça e Símbolo Vermelhos |
7 | Preta, 1° grau | Avançado | Garça e Símbolo Vermelhos |
8 | Preta, 2° grau | Graduado | Garça Azul |
9 | Preta, 3° grau | Graduado | Símbolo Azul |
10 | Preta, 4° grau | Graduado | Garça e Símbolo Azuis |
Graduação Oficial de Kung-Fu Estilo Fei Hok Phai
De acordo com a Associação Central de Fei Hok Phai.Número | Estágios | Katis | Faixas | Tempo Minimo |
---|---|---|---|---|
1 | INICIANTE | Inicio da aprendizagem | Amarela | |
LIN POU CHUAN SAM SIN TUI-TCHA | Laranja | (6 meses) | ||
TAN TUI CHUAN POU SAM CHUAN HOK CHUAN HOK CHUAN TUI-TCHA | Verde | (12 meses) | ||
2 | INTERMEDIÁRIO | LIN WAN KWAN KWAN TUI-TCHA SAPTI FUK FU CHUAN | Marron | (12 meses) |
PUN PIN LIN CHUAN PUN PIN LIN TUI-TCHA FOU FUK TOU | Azul | (12 meses) | ||
3 | AVANÇADO | PAO HOK CHUAN PAO HOK TUI-TCHA TAN TAU TCHEANG FU HOK CHUAN TAI CHI OFICIAL | Vermelha | (12 meses) |
FU HOK TUI-CHA WUPTIP SEAN TOU SEAN TOU TUI TCHEANG TAI CHI CHUAN ESPADA TAI CHI FACÃO | Preta | (12 Meses) |
Técnicas
Um dos taolu (seqüencia de movimentos, também denominada "kati" ou "forma") mais significativos dos mais de 34 encontrados no Fei Hok Phai é o Pao Hok Chuan, Movimento da Garça e Leopardo, que tem origem no Hung Tao Choi Mei Gar. Este kati é composto por técnicas de leopardo, caracterizadas pelo desenvolvimento de velocidade pela grande destreza dos movimentos e por técnicas da Garça, que são caracterizadas por movimentos realizados com leveza, agilidade e harmonia.Nas técnicas encontradas neste estilo, também estão presentes várias armas típicas, tais como: Gun (kwan, bastão chinês), Dao (tou, facão chinês), jian (espada chinesa), punhais, San Jie Gun (bastão de três seções), quiang (Tcheang, lança de wushu com uma ponta), lança de 2 pontas, lança de pá e lua, Gwan Dao (Kwan Tou, tipo de alabarda chinesa) , corrente entre outros.
Segue a lista completa dos taolus do estilo:
Hierarquia e Tratamento
Kuan Kun | Antigo Mestre Kung-Fu (santo protetor das academias) |
Tchou Shi | Mestre do mestre |
Shi Fu | Mestre do Mestre (professor pai) |
Shi Ren | Professor (irmão mais velho) |
Shi Tai | Instrutor (irmão mais novo) |
Tou Tai | Aluno |
Tum Ho | Colega |
Nomenclaturas
Ro-Ma | Como vai você? |
Tchoi-Kin | Até outra vez |
Fei Hok Phai | Estilo da Garça Voadora |
Kung-Fu ou Wu-Shu | Técnica de luta |
Tai Chi Chuan | Exercício da força do infinito |
Kati | Movimento |
Tui Tcha | Luta combinada |
Sanshou | Combate Livre |
Bow Su Tsé | Academia de artes marciais |
Grão-Mestre
Chiu Ping Lok nasceu na província de Cantão, ao sul da China e aos quatro anos começou sua prática na arte marcial chinesa do Kung Fu com seu tio Sam – Um. Na China cada distrito possui um instrutor de arte marcial, que ensina a seus moradores, sendo pago pelo próprio distrito, e foi assim que Chiu Ping Lok, apesar da pouca idade, além de praticar Kung Fu ainda ajudava na sua divulgação. Aos 8 anos recebia suas primeiras de pintura de seu tio Tam sai Sil, completando seu desenvolvimento artístico com outras formas de expressão, como teatro e música.Aos 15 anos por questões políticas Chiu Ping Lok e sua família saíram da China e passaram a residir em Hong Kong (na época protetorado britânico). Foi lá que o talento desse jovem tomou novos rumos, enriquecendo-se pelo contato com outras modalidades de expressão artística e artes marciais que acentuariam sua formação. Foi também em Hong Kong, que veio a entrar em contato com o Tai Chi Chuan e aprofundou-se nos conhecimentos dessa arte, embora nessa época, achasse aquela movimentação muito lenta e carente de ação. Também teve noções de acupuntura chinesa com mestre Hui, e de Yoga com um grupo Hindu, que excursionou pela região.
Chiu Ping Lok sentiu os benefícios da milenar arte da Índia, com relação a sua importância no sistema corporal cardiovascular assim como atividade relaxante, sobre tudo quando praticado após a movimentação do Kung Fu. Mestre Man Sim amigo de seu tio, um instrutor cego, que justamente devido a sua deficiência, desenvolveu e aprendeu a transmitir uma sensibilidade quase extra sensorial. Com ele Chiu Ping Lok aprimorou sua percepção num grau muito mais alto e refinado. Outras pessoas de destaque influenciaram no seu desenvolvimento foram: Mestre Lam Fei Hung, conhecido como Ti Tao Hung (cabeça de Ferro) , praticante de Hung Gar, que em demonstrações era capaz de entortar três barras de ferro e depois desentortá-las , batendo na cabeça que era calva. Mestre Hum Mil Sin , do estilo Mo Gar, e o velho Sin Pak, muito bom em técnicas de Si Mei Kwan (bastão rabo de rato) e Pa Kua Kwan, além de técnicas Noi Kun (chamado de Kung Fu divino, por enfatizar a energia interna). O que muito contribuiu para a riqueza e variedade de sua formação marcial, foi Ter um colega, cujo pai trabalhava em uma industria cinematográfica, aonde pode adquirir muita experiência em vários estilos e métodos de combate, treinando e atuando como figurante em vários filmes chineses. Em 1961, com 24 anos, Chiu Ping Lok, chegava ao Brasil, para em seguida ir aos Estados Unidos, aonde junto com a família pretendiam fixar residência. Contando com apenas com o auxilio de seu tio, no Brasil teve que superar o choque cultural existente entre o oriente e o ocidente. Com ajuda de um amigo foi aprendendo nosso idioma. A adaptação foi se dando de forma natural, e a receptividade e o calor humano do povo brasileiro foi conquistando o jovem chinês que então já dava aulas de Kung Fu, todos os finais de semana, no centro social Chinês de São Paulo (1963), aos chineses residente no local. Então suas qualidades de mestre, foram mais fortes que as diferenças raciais e culturais.
Chiu Ping Lok foi o primeiro pioneiro da Arte Folclórica Chinesa da Dança do Leão e representante da International Dragon and Lion Dances Association Limited (Associação Internacional de Dança do Leão e Dragão Ltda) no Brasil desde 1961. Em 1969 inaugurou a Academia Tai Chi Yoga e Kung Fu, na rua Catequese 72 em Santo André, São Paulo, sendo a primeira academia de Kung Fu registrada no país, onde ficou até em 1974. Em 1974 fechou a academia e passou a dar aulas no Clube dos Alemães, também em Santo André aonde ficou até em 1980. Em 1980, inaugurou a atual Academia Tai Chi, na rua Santo André 662, com o prédio ainda em construção, dando apenas aulas de Kung Fu na garagem do prédio. O prédio só ficou pronto em 1984. A Associação Fei Hok Phai, foi fundada em 1º de agosto de 1986 no prédio da academia Tai Chi, onde funciona até hoje.
O Grão-Mestre faleceu às 20:40 do dia 22 de agosto de 2009, porém no coração de todos os praticantes e filhos de Kung Fu Fei Hok Phai, ele será eterno!
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